
Agnus Dei

O "Agnus Dei" é uma placa ou espécie de medalha de cera, de forma oblonga, tendo impresso de um lado a imagem do Cordeiro de Deus com vexilo da Cruz, donde lhe vem o nome, e do outro uma imagem de qualquer santo.
É feito pelos Cistercienses de Roma, de cera que sobra do Círio Pascal com adição de outra comum; é bento solenemente pelo Papa na semana da Páscoa, no primeiro ano do seu pontificado e depois de sete em sete anos, e é distribuído no sábado INALBIS .

Papa São João XXIII fazendo a Benção Pascal do "Agnus Dei", 01/04/1959
Para os fieis que dele fazem uso devotamente o Vigário de Jesus Cristo (o Papa) nas preces que recita ao benzê-lo, concede as seguintes graças:
1º Que vista ou o contato do "Agnus Dei" excite nos seus corações sentimentos de reconhecimento e amor para com Deus e a firme esperança de obter a Divina Misericórdia a remissão dos pecados.
2º Que por meio desta cera benta sejam livres dos maus espíritos, fazendo vãs todas as suas ciladas e tentações.
3º Que sejam dissipados os furacões e conjurados os raios e as tempestades.
4ºQue as mulheres que estão para dar à luz sejam preservadas e qualquer mau sucesso e tenham feliz parto.
5º Que todas as pessoas que o usam piedosamente sejam preservadas de desastres, pestes, epilepsia, naufrágios, inundações e incêndios.
6º Enfim, que nunca lhes falte a proteção divina na prosperidade ou na adversidade e sejam preservadas da morte repentina e imprevista, em virtude dos mistérios da Vida, Paixão e Morte de Nossos Senhor Jesus Cristo.
Alguns modelos de Agnus Dei Confeccionado pelas Monjas Carmelitas Descalças de Campos.
-
Agnus Dei de berço

-
Agnus Dei de Carro

-
Agnus Dei de Courinho


-
Agnus Dei pequeno de linha

-
Agnus Dei de plástico menor
